Neurocirurgia
Clipe de Aneurisma

Os Clips Implantáveis Intracranianos para Aneurisma Cerebral, os Clips para aneurisma, são dispositivos utilizados unicamente para fechamento e/ou isolamento em veias e/ou artérias em decorrência de Aneurismas Cerebrais em seres humanos.
O aneurisma cerebral é uma patologia congênita ou adquirida e surge quando um vaso sanguíneo encontra-se anormalmente dilatado no cérebro, formando uma “bolha” (formação sacular). Essa dilatação é causada por uma fraqueza da parede de uma artéria ou veia do cérebro. Um aneurisma cerebral é um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é provocado por um distúrbio na corrente sanguínea de uma parte do cérebro devido à oclusão ou à ruptura de um vaso sanguíneo.
​
Fabricante ADCA
Valvula Programável Sphera PRO
.png)

Sphera Pro é um sistema de derivação cerebral para o controle da pressão intraventricular com válvula programável. O produto foi desenvolvido para proporcionar, PRECISÃO no controle da pressão, SEGURANÇA contra desprogramação, e FACILIDADE no ajuste da pressão.
A válvula possui 08 diferentes pressões, e o ajuste da pressão pode ser realizado sempre que necessário por um dispositivo magnético não invasivo e indolor ao paciente. A segurança contra desprogramação por atuação de campos magnéticos externos é proporcionado por um exclusivo sistema de duplo travamento que mantém a válvula na pressão escolhida, mesmo quando o paciente é submetido a exames de RM de até 3 teslas.
​
O sistema Sphera Pro pode ser fornecido em conjunto com o dispositivo antigravitacional SPHERA GRAV, que atua no controle na pressão intraventricular quando o paciente muda da posição horizontal para vertical, prevenindo a hiperdrenagem principalmente em pacientes com Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN).
A válvula e o reservatório são fabricados em polysulfona com revestimento em silicone e conectores em titânio. O cateter ventricular e peritoneal do sistema são de silicone transparente, com um filete radiopaco que possibilita visualização em exames de imagens e minimiza a ocorrência de calcificação em seu trajeto.
Fabricante HP Bio
​​
Valvula Anti-Sifão

- Corpo em silicone
-
Mecanismo esfera e cone em rubi
-
Compatível com exames de TC e RM

A válvula Sphera com anti-sifão foi projetada para controlar a pressão cerebral intraventricular independente da posição do paciente, diminuindo a ocorrência de hiperdrenagem.
A válvula é flexível, com design anatômico e baixo perfil de implante, sendo fabricada em silicone transparente de grau médico com estrutura interna em polisulfona. Possui câmara central para bombeamento e proteção contra perfurações nos puncionamentos para coleta de líquor.
​
MECANISMO SPHERA
Funcinamento preciso
O sistema de controle de pressão é alojado no conector de entrada. O mecanismo de funcionamento é composto por esfera de rubi, mola em aço inox e assento cônico. A perfeita adaptação entre esfera e assento permite definir com segurança as pressões de abertura e fechamento do sistema, proporcionando precisão no controle da pressão intracraniana.
A válvula é fornecida em quatro faixas de pressão: alta, média, baixa e extrabaixa, de modo a atender às necessidades individuais dos pacientes. O conector de entrada, fabricado em polisulfona, possui marcações radiopacas de fluxo e pressão, permitindo visualização em exames de imagem.
Derivação para Hidrocefalia Sphero Duo

As válvulas Sphera Duo foram desenvolvidas para o controle preciso da pressão cerebral intraventricular. Os tamanhos Adulto, infantil e Neonatal Plus apresentam design com baixo perfil de implante e corpo flexível com forma anatômica que acompanha a curvatura do crânio. São fabricadas em silicone transparente de grau médico com estrutura interna em polisulfona.
Possuem reservatório central bombeável com base rígida para proteção contra perfurações nos procedimentos de puncionamento e coleta de líquor. O tamanho Neonatal não apresenta câmara de bombeamento, pois seu design prioriza o mínimo perfil e volume de implante. O sistema quando montado com reservatório acoplado ao cateter ventricular possibilita o puncionamento e coleta de líquor.
Fabricante HP Bio
​​
- Corpo em silicone
-
Mecanismo esfera e cone em rubi
-
Compatível com exames de TC e RM
Derivação para Hidrocefalia Sphero Duo

-
Sistema com bureta móvel
-
Bureta com filtro antimicrobial com
alta resistência a bloqueio por umidade -
Disponível nos tamanhos Adulto e Neonatal

Sistema de Derivação Externa indicado para a redução e controle temporário da pressão intracraniana, por meio da drenagem do líquido cefalorraquidiano.
O Sistema reune todos os componentes necessários para uma drenagem segura e eficiente. A bureta móvel permite uma maior precisão no controle da pressão e na medição do volume drenado.
1 Escala de pressão
-
Em mmHg e cmH2O, bureta graduada móvel para maior precisão no controle da pressão ena medição do volume drenado.
2 – Filtro
-
Antimicrobiano hidrofóbico resistente ao molhamento, prevenindo a interrupção da drenagem por bloqueio do filtro. Acompanha clamp que deve ser fechado quando for necessário posicionar o sistema temporariamente na horizontal.
3 – Torneira 3 vias
-
Com saída para monitoração da PIC
4 – Conector luer
-
Macho e fêmea permite a troca da bolsa de drenagem
5 – Bolsa Coletora
-
Com 700ml graduada a cada 50 mL
6 – Porta coletora
-
Para esvaziamento da bolsa sem a necessidade da utilização de agulha, prevenindo vazamentos e contaminações e com corta fluxo para evitar vazamento
7 – Louer
8 – Corta fluxo
9 – Torneira 3 vias
10 – Válvula em Y
-
Para coleta de amostra ou injeção de líquido, sem a necessidade da utilização de agulha, prevenindo vazamentos e contaminações
11 – Válvula anti-refluxo
-
Para prevenção de retorno do líquor
​
​
Fabricante HP Bio
​​

Shunt Lombo Peritonial

-
Sistema disponível nas pressões Alta, Média e Baixa
-
Cateter Lombar flexível em silicone radiopaco com ponta multiperfurada
-
Introdução por agulha de Tuohy, com marcação de profundidade a cada 1cm
CATETER LOMBAR
-
O cateter lombar de 1.6 mm de diâmetro externo, é fabricado em silicone radiopaco com ponta multiperfurada e com marcações a cada 5cm para o controle da profundidade de introdução.

O shunt lomboperitoneal é indicado para controle de pressão intracraniana, drenando o espaço subaracnóideo lombar (espinal) para a cavidade peritoneal. O shunt pode ser utilizado para diagnóstico, avaliação ou tratamento da hidrocefalia comunicante de pressão normal, na monitoração de fístulas
de fluido cerebroespinal persistentes, expansão cranial e descompressão suboccipital e também em casos de defeitos de absorção de fluido cerebroespinal transitória (hidrocefalia pós-meningite ou pós-hemorrágica).
CATETER PERITONIAL COM RESERVATÓRIO
O cateter Peritonial é fabricado em silicone com linha radiopaca , e exerce a função de controlar a pressão da shunt por meio de duas fendas laterais posicionadas na ponta distal do cateter. O reservatório para coleta de liquor está localizado na ponta proximal do cateter peritoneal. Um conector extra é fornecido para os casos onde se deseja retirar o reservatório e conectar o cateter lombar diretamente ao cateter peritoneal.
​
Fabricante HP Bio
INTRODUTOR
-
Agulha de Tuohy 14G em aço inox com marcação a cada 1cm, para controle de profundidade de inserção. Fio guia metálico flexível, para facilitar a introdução do cateter.

Catéter de PIC ventricular e parenquimal

O Cateter de Medição da Pressão e Temperatura Intracraniana HpPic realiza medição e monitorização contínua através de sensores de pressão e temperatura alojados em sua ponta distal, o que possibilita a medição direta e precisa no ponto de aplicação requerido.
A tecnologia da medição de pressão com semicondutor de dimensões muito reduzidas permite excelente estabilidade e elevada acuracidade.
A medição de temperatura obtida através de termistor garante rápido equilíbrio térmico e confiabilidade.
A combinação entre sensores de pressão e temperatura e o tratamento dos sinais com sistema microprocessado garante registro e reprodução com resolução altamente precisa das curvas de pressão durante o monitoramento contínuo.
​
-
Sensores com excelente estabilidade e precisão
-
Não necessita de calibração pré-implante
-
Compatível com monitores de pressão invasiva
-
CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS

INTERFACE HpMip
​
-
O cateter de medição é utilizado com o Módulo de Interface HpMip que permite conexão com diversos modelos de monitor de pressão invasiva disponíveis no mercado, evitando a necessidade de um monitor específico.
O Módulo de Interface HpMip possui botão de zeramento para pressão atmosférica e cabos de conexão integrados para o cateter de medição e para o monitor.
1 – Módulo de Interface
-
O módulo de interface deve ser selecionado conforme o modelo/marca do monitor de pressão disponível no hospital, para que as conexões sejam compatíveis.
2 – Conector do Cateter
-
Conector com trava de segurança para evitar desconexão involuntária.